pé-de-atleta - definitie. Wat is pé-de-atleta
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is pé-de-atleta - definitie

Tinea pedis; Pé-de-atleta; Tinha dos pés

Pé-grande         
thumb|Quadro 352 da famosa filmagem Patterson-Gimlin, que os autores alegaram ser do Pé-grande.|245px
Inhambu-de-pé-cinza         
O inhambu-de-pé-cinza ou inambu-de-pé-cinza (Crypturellus duidae)Gomes, Wagner. Lista das espécies de aves brasileiras com tamanhos de anilha recomendados.
de cabra         
O pé de cabra é um tipo de alavanca de metal que possui uma das extremidades semelhante a um pé de cabra. É utilizado para arrancar pregos e abrir caixas de madeira.

Wikipedia

Pé de atleta

Pé de atleta, denominado em termos clínicos por tinea pedis (do latim, tinha dos pés), é uma infeção da pele dos pés causada por fungos. Os sinais e sintomas mais comuns são comichão, pele escamada e vermelhidão do local infetado. Em casos graves podem aparecer bolhas na pele. Embora o fungo do pé de atleta possa infetar qualquer área do pé, geralmente cresce entre os dedos. A segunda área mais comum é a planta do pé. O mesmo fungo pode também infetar as unhas ou as mãos. O pé de atleta faz parte de um grupo de doenças denominado tinha.

O pé de atleta é causado por uma série de fungos. Os mais comuns são as espécies de Trichophyton, Epidermophyton e Microsporum. A doença é geralmente adquirida por contacto com pele infetada ou por contacto com o fungo no meio ambiente. Entre os locais mais comuns onde o fungo é capaz de sobreviver estão as piscinas e balneários. O contágio pode também dar-se a partir de outros animais. O diagnóstico tem por base os sinais e sintomas, podendo ser confirmado com uma cultura microbiológicaou pela observação da hifa ao microscópio.

As formas mais comuns de prevenção incluem evitar caminhar descalço em chuveiros públicos, manter as unhas dos pés rentes, calçar chinelos e mudar de meias todos os dias. Quando o pé é infetado deve ser mantido seco e limpo, calçando também uma sandália. O tratamento consiste geralmente na aplicação na pele de antifúngicos como o clotrimazol. Em infeções persistentes podem ser administrados antifúngicos por via oral como a terbinafina. A aplicação de pomada é geralmente recomendada pelo período de quatro semanas.

A pé de atleta é uma doença comum que afeta cerca de 15% da população mundial. É mais comum entre homens do que entre mulheres, e mais comum entre crianças mais velhas ou jovens adultos. O pé de atleta foi pela primeira vez descrito em termos médicos em 1908. Acredita-se que ao longo da História tenha sido uma doença relativamente rara, e que só se tornou comum no início do século XX com o aumento da utilização de sapatos, ginásios, guerra e viagens.